:

  • Invasão Ao Planalto: Vídeo Mostra Atuação Do GSI E Dos Golpistas


  • GSI entregou as imagens para o Supremo Tribunal Federal e derrubou o sigilo, como ordenou o ministro Alexandre de Moraes.

O Palácio do Planalto foi invadido no dia 8 de janeiro, e imagens captadas pelo circuito interno de segurança revelam a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da polícia e dos golpistas durante o incidente.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que as imagens fossem divulgadas nesta sexta-feira (21), após a divulgação de um trecho inédito do circuito interno que mostrava o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias circulando entre os golpistas. Dias renunciou ao cargo após a exibição do vídeo na quarta-feira (19).,


As novas imagens do circuito interno mostram outros momentos da movimentação do dia 8, incluindo servidores do GSI conversando com os invasores e o major José Eduardo Natale oferecendo água a eles. No entanto, as imagens também mostram Natale pedindo aos invasores para saírem dos locais invadidos.

Imagens Da Invasão


•    Às 16h29, as imagens mostram Gonçalves Dias conduzindo um grupo de vândalos escondidos em uma sala próxima ao gabinete do presidente da República para a saída, apontando para o segundo andar.
Em depoimento dado à Polícia Federal, Dias disse que não prendeu os invasores porque ele seriam detidos no segundo andar "tão logo descessem".
•    Às 16h30, no entanto, os extremistas ainda circulavam livremente no segundo andar. A maior parte das câmeras do segundo andar foi destruída ou parou de funcionar ao longo da tarde, tornando impossível determinar a hora exata em que as prisões começaram.
•    Às 17h30 as imagens mostram uma movimentação de policiais na rampa de entrada do prédio.
•    Às 17h48, mais de uma hora após Gonçalves Dias ordenar que os invasores descessem para o segundo andar, os policiais militares conduziram os invasores presos para fora do palácio.

Ação Com Armas E Escudos

Em outro vídeo, agentes da segurança são vistos saindo dos elevadores do Salão Oeste do Planalto com escudos e armas empunhadas, enquanto os extremistas entram no salão.

Esta ocorreu entre de 15h13 e 15h30, quando o palácio já estava sendo invadido. Os agentes se encaminham para outras áreas. Em seguida, extremistas entram no Salão Oeste.